A Educação infantil
A educação
infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a acção da família e
da comunidade.
De acordo com a Lei, a educação infantil
deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos.
Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação
Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Diferente dos demais níveis da educação, a
educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos
Parâmetros Curriculares Nacionais que embaraça os demais segmentos da educação
Básica.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a
criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em
que a alfabetização é espontânea.
Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os
seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem
Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
O objectivo é o de desenvolver algumas
capacidades, como: ampliar relações sociais na interacção com outras crianças e
adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas
formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Alguns aspectos previstos nos Referenciais para
adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças são
desconhecidos da maioria dos pais, tais como: As escolas devem ter duas
cozinhas, uma para as crianças de 0
a 3 anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço
físico deve ser de 2 m²
por criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da
sala de aula.
A ênfase da educação infantil é estimular as
diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo
que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.
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