domingo, 27 de setembro de 2015

A SOCIALIZAÇÃO (SOCIOLOGIA)

  1.    SOCIOLOGIA
                                            Tema: A SOCIALIZAÇÃO
A socilaização segundo Guy Rocher conceituou como um processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sociais culturais do seio meio integrando-os na estrutura da sua personalidade sob influência de agentes sociais significativo e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver.
Portanto é através do processo de socialização que o indivíduo ao longo da sua vida adquir característica que o identificam como membro de uma sociedade.
Para os autores Monteiro e Santos classificam a socialização em:
*Socialização primária 
*Socialização secundária
A socialização primária é aquela que ocorre fundamentalmente durante o período da infãncia. É nesta fase onde a criança aprende com os outros, seguindo os modelos sociais, os hábitos alimentares, a higiene, as regras de linguagem, o relacionamento, é neste período que ela deve mudar o seu comportamento.
A socialização secundária compreende também o processo de integração do indivíduo, nas situações sociais onde ao longo da vida deve-se fazer constantemente adaptações a novas situações.
São os casos quando se inicia ou se mude de profissões, casar-se, ou divorciar, nascer um filho ou tornar-se mãe ou pai sociais.
A principal função da socialização é inserir o indivíduo nos grupos ou nos principais agentes.
Agentes de socialização são todas estruturas sociais que garantem o processo de aprendizagem das crianças e dos adultos. Estes transmitem valores, normas correctas válidas num determinado sujeito.
Entre os agentes da socialização encontramos os seguintes: A famíli, escola, igreja, empresa etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário